segunda-feira, dezembro 04, 2017

Crónica do enterro do meu avô e da profunda admiração que tenho pelo meu pai

Enterro o meu avô e admiro o meu pai. Os dois homens mais presentes na minha vida. Um sogro e um genro, em nada diferente dum pai e dum filho. Admiro-os. São especiais e invulgares de tão diferentes entre eles. Neles vi como a estima e o respeito forjam uniões sem biologia comum.

Um viveu como os pássaros. Voou por onde quis e fez ninho numa árvore acolhedora. O outro não conheceu a proteção da asa, como dita a natureza materna. Cresceu órfão de carinho enraizante como o que lançou no lar que construiu entre as ruínas da casa da sua infância.

O meu avô e o meu pai são o belo labirinto de flores e ruínas que frequentemente percorro dentro de mim. Não encontro a saída, porém sei não estar perdido.

Hoje, ao enterrar o meu avô e a admirar o meu pai, por mais luz e transparência que os meus olhos tenham, por mais alegria resplandeçam os meus gestos, o meu pai é o melhor de mim. Com todas as inseguranças que a vida lhe tenha dado, é melhor do que eu. Escrevo-o neste diário porque assim lho devo, com uma gratidão a correr-me nas veias, igual à gratidão com que se despediu do pai da sua mulher, a minha mãe.

O meu pai é melhor do que eu porque estava disposto a acolher, na última morada dos seus pais, a memória do seu sogro. Dar-lhe o último abrigo no que lhe resta da casa dos pais. Tal assim não foi pois existem protocolos a seguir e o corpo da minha avó paterna não reside há tempo suficiente para se reabrir o tampo da campa a um novo inquilino.

É por isso que, aquele que outrora foi o meu avô João Leal, jaz em terreno alugado a prazo. Apenas o período suficiente para a matéria se tornar pó. No fundo, algo análogo ao que somos em vida, com a ressalva de sermos matéria orgânica ainda com tempo, a outra já expirou.

Contudo, a gratidão do meu pai, o discreto Hipólito Pinto, esse a quem reconheço ser melhor ser humano do que eu, ficou-me numa retina insegura de paraíso, mas profundamente crente numa qualquer eternidade destas coisas que se sentem e são completamente impossíveis de deixar como crónica.






-->
  

Sem comentários: