quarta-feira, outubro 11, 2017

"Não podes beijar quem quiseres" -Marzena Sowa

 Não podes beijar quem quiseres
se valorizas a tua vida.
O pó acumula-se,
agarra-se a ti.

Come os teus passos,
inala o teu hálito,
embacia as tuas lágrimas,
suja as tuas unhas.

O pó decide quem és.

A vassoura
que agita o ar
fá-lo dançar o rigodão
a passo ligeiro e submisso.

Não sigo o movimento da vassoura.

Isolado,
no mais profundo,
contenho a respiração.
Finjo a minha vida.
Eles sabem-no,
eu sei-o.
Quando espreitam,
quando se expandem
ao meu redor.
Que esperam?
Que me entregue?
O meu último ano
está a durar anos.

Viver é suspeito.

Portanto beija
e ama

na boca do urso, entre os seus dentes vorazes,
ri-te
porque “Tudo por ele”
não significa nada para ti.

Marzena Sowa
(Trad. Luis Leal)

Sem comentários: